Leve
Nível
4 Horas
Duração
Inglês, Português
Opções de idioma
A partir de 2
Pessoas

Faça um walking tour (caminhada) pelo Centro Histórico do Rio em uma experiência cultural passando pelo passado e pelo presente da cidade.

A zona portuária do Rio é uma região recém revitalizada pelo projeto Porto Maravilha, que teve como objetivo revitalizar a região portuária do Rio de Janeiro e impulsionar o turismo na região na época das Olímpiadas Rio 2016. Nos seus arredores há muita história e cultura, dignas de um roteiro detalhado durante a sua estada.

Começaremos o roteiro no Boulevard Olímpico, ou Orla Conde, um trajeto de cerca de 3,5 km de extensão, o calçadão abriga uma série de atrações culturais, de entretenimento e ótimos locais para fotos, já que conta com murais e painéis urbanos em grande parte de seu percurso.

No início do Boulevard, a Rio Star, a última das atrações a ser inaugurada. A maior roda-gigante da América Latina conta com 88 metros de altura e possibilita aos seus visitantes uma vista do seu entorno, como Pão de Açúcar, Cristo Redentor, além da Baía de Guanabara, Ponte Rio-Niterói, Cidade do Samba e outros pontos interessantes. Ao lado dela, o AquaRio, o maior aquário marinho da América do Sul, com mais de 5 mil animais de 350 espécies.

Em seguida, temos o Mural Etnias, batizado de Todos Somos Um, e assinado por Eduardo Kobra, artista muralista reconhecido mundialmente. O mural de 3 mil metros quadrados foi certificado pelo Guiness Book em 2016 como maior grafite do mundo. A arte foi inspirada nos cinco anéis olímpicos, representando povos nativos de 5 tribos dos 5 continentes do globo. Atualmente os muros coloridos são um dos pontos mais fotografados da região.

A 5 minutos desse grande símbolo carioca de arte urbana, temos o histórico Cais do Valongo e da Imperatriz. Construído em 1811, era o porto de desembarque dos navios negreiros que chegavam no Rio. Durante as obras de revitalização do Porto Maravilha o cais foi redescoberto e incluído no roteiro Pequena África, que envolve atrações relacionadas à herança histórica e cultural afrodescendente na região. Em 2017, a atração recebeu o título de Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO, que reconheceu essa como o único vestígio material que comprova a chegada dos negros na América.

A 3 minutos dali, chegamos na Pedra do Sal, localizada no Largo João da Baiana, e conhecida por ser um dos berços do samba carioca. Isso porque era o ponto de encontro dos músicos responsáveis pela criação e difusão do estilo musical nas décadas de 1910 e 1920. Lá acontecem as tradicionais rodas de samba cariocas, realizadas toda segunda-feira.

O Largo São Francisco da Prainha, localizado a 180 metros da Pedra do Sal, antigamente era uma praia que desapareceu devido aos aterros realizados no local. Atualmente, o largo é incluído no Circuito do Samba Carioca e é palco de eventos e rodas relacionadas ao gênero musical. No alto do largo, a Igreja de São Francisco da Prainha, uma das principais obras do estilo barroco jesuíta localizadas na cidade.

O Museu de Arte do Rio (MAR), localizado a 300 metros do Largo São Francisco da Prainha, além das exposições temporárias, apresenta sua arquitetura como um atrativo à parte: um moderno prédio ligado à um edifício clássico no estilo palacete.

O MAR está localizado no início da Praça Mauá, um dos atrativos completamente revitalizados no projeto Porto Maravilha. Foi um dos pontos mais importantes da cidade após a inauguração do Porto do Rio, em 1910. O local funcionava como recepção de mercadorias e turistas que chegavam à cidade.

Seguindo pela praça e passando pelo letreiro RIO TE AMO, famoso pelas fotos nas redes sociais, nossa última parada será o Museu do Amanhã, o mais recente museu carioca inaugurado em 2016. Conhecido por ser inovador e interativo, é um museu de ciências aplicadas diferente de tudo que já existe, focado em explorar as oportunidades e desafios a serem enfrentados pela sociedade no futuro. A partir das perguntas “De onde viemos? Quem somos? Onde estamos? Para onde vamos? Como queremos ir?”, o museu propõe uma reflexão de como estaremos nos próximos 50 anos.

No fim do tour, recomendamos o almoço ainda no Centro do Rio, no Restaurante Cais do Oriente. Localizado a 15 minutos da Praça Mauá e parceiro Estadia Carioca Concierge, o restaurante oferece 10% de desconto para nossos clientes. Conheça mais dessa experiência gastronômica aqui.

Observações importantes

  • O preço informado (R$160,00) é por pessoa e para 2 pessoas. Para número diferente de pessoas, consulte a aba reservas. Os preços diminuem conforme o tamanho do grupo aumenta.
  • O número mínimo de pessoas para a realização do passeio é de 2 pessoas.
  • Reservas devem ser feitas com o mínimo de 2 dias de antecedência para serem confirmadas.
  • Os ingressos para as atrações Rio Star, Museu de Arte do Rio, AquaRio e Museu do Amanhã não estão inclusos no preço informado. Entre em contato com antecedência para informações sobre preços e disponibilidade para realizar o Tour Centro do Rio com ingressos inclusos.

 

 

O motorista irá buscá-los em seu apartamento / hotel, no horário combinado com destino à primeira parada, conforme itinerário. O tempo total do tour é de 4 horas, sem incluir o tempo de visita às atrações Rio Star, AquaRio e Museu do Amanhã, caso elas estejam inclusas.

Observações:

  • Museu do Amanhã fechado às segundas-feiras;

Incluso:

Transporte ida e volta

Guia

Não Incluso:

Ingressos para a Rio Star

Ingressos para o Museu do Amanhã

Ingressos para o AquaRio

Almoço

O que não estiver especificado em “incluso”

    Dúvidas? Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato.

    Desejo receber o contato por:

    WhatsAppE-mailTelefone

    Comentários e Avaliações

    Não há comentários ainda.

    Deixe sua Avaliação

    Avaliação