Passeio de veleiro no Rio

Você se pergunta o que um passeio de veleiro tem de especial e eu te respondo: tudo!

A experiência de velejar é diferente de qualquer outro passeio náutico. Ouvir o som das ondas sem o barulho do motor, sentir o ventinho no rosto e apreciar o horizonte são alguns dos pontos em que a experiência à vela é capaz de encantar além do esperado. Hoje irei contar com detalhes como é feito o nosso passeio de veleiro para embarcar nessa experiência única!

Como chegar

O veleiro pode sair do Iate Clube do Rio de Janeiro, na Urca, ou da Marina da Glória. Cheguei até o local com o nosso serviço de transfer , super confortável e também disponível para quem quiser incluir no valor do passeio. Para quem deseja percorrer o trajeto por conta própria há algumas opções:

  • Para chegar no Iate Clube: o melhor meio de transporte é o carro ou o táxi/Uber (com média de preço de R$20,00 saindo do Leblon, na zona sul) mas também existem pontos de ônibus próximos ao local. O estacionamento é gratuito e deve ser combinado no ato da reserva.
  • Para chegar na Marina: uma boa opção é o metrô, descendo na estação da Glória com mais uma caminhada de 10 minutos. É possível chegar no local de táxi/Uber (com média de preço de R$24,00 saindo do Leblon). Para quem for de carro, lá também existe a opção do estacionamento, que é pago.

Sobre o veleiro

Em um limitado número de até 10 pessoas, o passeio pode ser realizado no fim da manhã ou ao pôr do sol, que foi como realizei nesse dia.

Velejamos por 3 horas, tempo ideal para apreciar os melhores visuais da cidade, relaxar e até mesmo mergulhar nas águas cariocas. O barco de  39.5 pés possui um design elegante, é bem espaçoso e conta banheiro e cozinha a bordo. Além dos petiscos e bebidas servidos, você pode levar uma garrafa da sua bebida favorita sem grandes preocupações, já que ela se manterá resfriada na geladeira durante todo o passeio. A área externa da embarcação possui almofadas confortáveis, para sentar ou deitar e aproveitar a paisagem. Atualmente, todos os cuidados relacionados à pandemia estão sendo tomados para garantir uma viagem segura, com álcool em gel e equipe utilizando máscaras.

O passeio

Iniciamos rumo à Niterói, passando por pontos chaves da Baía de Guanabara, como a Fortaleza de São João, a Fortaleza da Lage, a Mureta da Urca e seu charmoso bairro e o Morro Pão de Açúcar, além do Cristo Redentor ao horizonte. Em um clima descontraído, os tripulantes contam a história de alguns dos pontos e também curiosidades sobre eles, tornando o clima ainda mais interessante. Mesmo para cariocas ou pessoas que já visitaram a cidade muitas vezes, alguns fatos são inéditos. Afinal, o Rio não se resume apenas a lindas paisagens, temos muita história por aqui!

Ao fundo: bairro da Urca, Fortaleza de São João e Morro Pão de Açúcar

Após alguns minutos com o motor ligado para sair, içam-se as velas para começarmos a velejar. Longe dos ruídos e aglomerações da cidade, ao som da bossa nova e do barulho das ondas, a sensação de relaxamento é ainda maior.

Após cruzar a baía, percorremos o litoral de Niterói, passando pela Ilha de Boa Viagem, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e a Praia de Icaraí. Em seguida, ainda na cidade sorriso, chegamos às praias de São Francisco e de Charitas, onde fizemos uma pequena parada relaxar e aproveitar os aperitivos e bebidas, que são inclusos no preço do passeio. Também é possível mergulhar nesse momento. As águas são tranquilas e às vezes é possível encontrar até animais marinhos como tartarugas. Além de um lindo visual, a parada garante vista panorâmica para o Rio de Janeiro. É como muitos dizem e eu concordo: o mais bonito de Niterói é a sua vista para o Rio!

Vista Panorâmica para o Rio

Orla de Copacabana com Cristo Redentor ao fundo

Em seguida, saindo da costa niteroiense, passamos pelas praias de Adão, Eva e Jurujuba, chegando bem próximo à encosta que mais a frente vem a ser a Fortaleza de Santa Cruz dos Militares.

A partir daí, de acordo com as condições do mar e do vento, o veleiro pode realizar dois trajetos:  ida ao mar aberto ou percorrer os pontos da baía. Nesse dia, as condições favoreceram e fomos rumo às praias!

A saída para mar aberto garante vista para as praias do Leme, Copacabana e Vermelha e para os atrativos turísticos presentes nelas, como o Forte de Copacabana, o Copacabana Palace, os morros do Leme e da Urca e o Bondinho Pão de Açúcar. Beirando as orlas, garante-se uma outra visão da cidade, que geralmente não temos ao observá-la da areia ou do alto de pontos turísticos como o Cristo Redentor. Por essa nova perspectiva, consegui visualizar todo o contorno dos morros da zona sul que junto aos raios do sol formam uma verdadeira pintura. A sensação é incrível, parece que estamos redescobrindo o Rio, com aquele gostinho de novidade.

Praia Vermelha, Cristo Redentor e Bondinho Pão de Açúcar

A outra opção, percorrendo pontos da Baía, passa pelo Forte Gragoatá, ainda em Niterói e pela Ponte Rio-Niterói, que liga as duas cidades com 13 km de extensão, chegando no centro da cidade do Rio.  Na sequência, passa pelo Aeroporto Santos Dumont, pelo Centro Histórico do Rio e pela região do Porto Maravilha.

Seja qual for o horário e o itinerário, o passeio de veleiro é de tirar o fôlego, capaz de encantar até mesmo quem já está acostumado a fazer outros passeios náuticos, e cariocas, como eu que terminei o passeio querendo repeti-lo o mais breve possível. Por conta da proximidade entre os atrativos, acredito ser uma experiência muito interessante e diferenciado para conhecer a Cidade Maravilhosa. Recomendo muito a todos que desejam explorar a cidade fugindo dos tradicionais passeios. Sem dúvidas trata-se de um momento para criação de memórias exclusivas.

Pra quem for fazer o passeio de veleiro e pretende mergulhar, é importante levar toalhas e protetor solar. Também é importantíssimo levar seu celular com bateria 100% carregada ou, se tiver, uma boa câmera para registrar em fotos e vídeos esse momento que com certeza deixará muitos amigos com vontade de conhecer.

Se interessou? É só entrar em contato que providenciamos tudo para você ter essa e muitas outras experiências no Rio!

 

Contatos

Instagram: @estadiacarioca

Telefone/Whatsapp: +55 21 98375-3446

E-mail: fran@estadiacarioca.com.br / concierge@estadiacarioca.com.br

 

Comentários

Deixe um comentário